segunda-feira, 22 de abril de 2013

Treinando Redação 5 - Mundo Sustentável



      Embaçado tanto em conceitos religiosos quanto no seu instinto predatório o homem destruiu a maior parte da superfície do planeta e contaminou o interior até onde o seu desenvolvimento tecnológico permitiu. São inquestionáveis os malefícios causados pelo homem ao planeta e consequentemente a si próprio. O ser humano com sua constante evolução sobre a Terra causou a extinção de dezenas de espécies de animais e vegetais, poluiu o solo de onde tira o seu alimento, o ar que respira, a água que bebe e uma parte considerável da camada de ozônio, que o protege dos raios nocivos do sol. Segundo um estudo realizado pela Universidade Americana de Michigan, oitenta por cento das florestas do mundo foram destruídas.  
     Diante de tamanha destruição, há décadas, grupos de indivíduos mais conscientes da importância da preservação do meio ambiente, lutam para mudar a postura da população humana em frente ao seu habitat. Os resultados obtidos são ainda muito pequenos se comparados ao tamanho da mudança de comportamento necessário para preservar o planeta em condições para as futuras gerações. 
    Junto com o grande desenvolvimento econômico e tecnológico que ocorre em várias partes do mundo deve vir o investimento maciço na produção de energias renováveis, como a energia de biomassa, solar e eólica. É imprescindível o investimento forte em pesquisas de novas tecnologias que permitam ao homem prosseguir com seu desenvolvimento sem prejudicar  ainda mais o meio ambiente. A descoberta de filtros super potentes que diminuam a grande emissão de monóxido de carbono na atmosfera é de imensa importância, entre muitas outras.
     O desenvolvimento de um mundo sustentável passa inevitavelmente pela diminuição do consumo. Com a ascensão econômica de países pobres, muito populosos e ainda com alta taxa de natalidade, o consumo de produtos industrializados e de alimentos deve subir muito nos próximos anos. Isso torna ainda mais importante a mudança de comportamento das sociedades  que já tem o acesso irrestrito ao consumo. Para essa mudança ocorrer se fazem necessárias medidas governamentais que atentem para o fim do desperdício de alimentos e o consumo exagerado de produtos supérfluos. Também é de suma importância incentivos tributários e fiscais para a formação de pequenas empresas, cujo objetivo seja o reparo e a manutenção de eletrodomésticos,  aparelhos eletrônicos e  de informatica. Com a manutenção desses aparelhos se diminuiu o consumo de matéria prima para a fabricação de novos além de diminuir a quantidade de lixo produzido. 
     Quanto mais um país se desenvolve mais  polui o meio ambiente, isso é inadmissível para uma sociedade consciente e preocupada com o futuro do planeta. O desafio atual é transformar uma sociedade, na maior parte indiferente, na sociedade zelosa que o planeta necessita para sua sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário