quinta-feira, 18 de abril de 2013

Treinando Redação 3 - O Mercado Imobiliário

     A aquisição da casa própria ficou mais acessível para muitos brasileiros nos últimos anos. A partir de 2007 com a estabilidade da economia, houve queda do índice de desemprego e aumento das linhas de crédito imobiliário com juros menores o que ocasionou um forte reaquecimento do mercado imobiliário.
     Segundo a associação de dirigentes de empresas do mercado imobiliário do Rio Grande do Norte (ADMI-RN) houve um aumento de mais de cem por cento na venda de imóveis novos residenciais no estado, nos últimos 6 anos. Esse crescimento imobiliário é  semelhante em  todos os outros estados brasileiros. Embora o setor privado tenha aumentado consideravelmente seus financiamentos de imóveis residenciais, é incontestável a importância do governo federal nesse desenvolvimento imobiliário.
     Os graves problemas habitacionais estão longe de serem totalmente resolvidos mas são evidentes os esforços do governo federal para melhorar a qualidade de moradia de sua população. Através de sua política econômica, a renda da população teve um aumento real, o que permitiu que um grande contingente de pessoas tivessem condições financeiras para aquisição da casa própria.no setor privado. Através do programa Minha Casa Minha Vida,  da Caixa Econômica Federal, em  parceria com estados, municípios e associações sem fins lucrativos, facilitou a aquisição da casa própria para milhões de pessoas, principalmente da classe baixa. Com os programas Habitar Brasil e Urbanização de Assentamentos Precários tem tirados milhares de pessoas de moradias de risco em favelas, encostas e morros. Com o programa Serviços De Reforma Agrária dá atenção especial a assentamentos rurais.
     É inquestionável a primazia teórica dos programas instituídos pelo governo federal, porém na prática muitas vezes, eles não funcionam corretamente. As principais causas dessa ineficácia são a corrupção de agentes públicos, a negligência e o descaso de alguns governantes para com a população mais pobre e a ma-fé de pessoas da própria população que se utilizam desses programas para obter vantagens financeiras.
     Para que esses programas alcançem o objetivo a que se destinam é fundamental que toda a população participe ativamente. Para que o mercado imobiliário continue em expansão, de forma justa e igualitária, é necessário que as pessoas se informem e se conscientizem que os recursos desses programas provem de seus impostos. E com essa consciência fiscalizem, denunciem irregularidades e exijam de seus governantes honestidade e competência. E no setor privado privilegiem instituições financeiras que sigam os princípios da ética, da sustentabilidade e respeitem integralmente o Código de Defesa do Consumidor.

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