quarta-feira, 6 de março de 2013

PHURBA - Compaixão Irada

PHURBA (tib. PHUR PA) - no budismo VAJRAYANA, faca que simboliza a eliminação do apego ao eu, a transmutação das energias negativas através da compaixão.


A phurba (kila, phur pa, o som é Pfru-pa) ou adaga de ritual é um implemento de ritual tantrico usada simbolicamente para se conquista espíritos malignos ou estados emocionais negativos, como também para se desviar de obstáculos. As phurbas são usadas em ritos esotéricos por praticantes esotéricos de alto nível. A phusrba é feita em três segmentos separados: a cabeça, a canela e a lâmina triangular. A lâmina de três lados possui duas criaturas parecidas com serpentes chamadas nagas (klu) entrelaçadas em volta dela, e acima de cada um dos cantos da lâmina existe um crocodilo dourado (makara). A canela é englobada por dois lotus no centro, com o que parece ser desenhos de nós decorativos em ambos os lados. Finalmente, no topo da adaga estão as três cabeças da divindade Vajrakilaya, cada uma com trê olhos, cabelos e sobrancelhas espessas flamejantes, e coroas de caveiras ornadas com turquesa A cabeça tríplice é coroada com uma miniatura de um meio-vajra. Quando se usa a phurba, o praticante recita a liturgia apropriada e convida a divindade verdadeira a permanecer dentro da adaga. O praticante então imagina que está deste modo amedrontando ou subjugando os espíritos malígnos espetando-os com a lâmina.


O Kila ( sânscrito Devanagari : कील; IAST : Kila; tibetano : ཕུར་བ, Wylie .: phur ba, pronúncia entre pur-ba e pur-pu, alt transliterações e orthorographies inglês: phurpa, Phurbu, purbha ou phurpu) é um três lados de pau, jogo, faca , ou unha como ritual implementar tradicionalmente associado com Indo-budismo tibetano , Bön e indianosvédicos tradições. O Kila está associada com a divindade de meditação (SRKT: ishtadevata, Tib yidam.) Vajrakilaya (वज्रकील) ou Vajrakilaya (tib. Dorje Phurba).


A fabricação de Kila é bastante diversa. Tendo punho e lâmina, Kila são frequentemente segmentado em ambos os eixos horizontal e vertical, embora haja exceções notáveis. Este arranjo compositivo destaca a importância numerológica e energia espiritual dos inteiros três (3) e nove (9). Kila pode ser constituído e construído com  diferentes materiais, como madeira, metal, argila, ossos, pedras, chifre ou cristal. Kila madeira são favorecidos por xamãs para a cura e trabalho energético.

Como a maioria dos instrumentos de metal tradicionais tibetanos, o Kila é muitas vezes feita de latão e ferro (terrestre e / ou meteórica de ferro ". Thokcha "( tibetano : ཐོག་ལྕགས, Wylie : thog lcags)significa "céu de ferro" em tibetano e denotar tektites e meteoritos que são muitas vezes alto teor de ferro. O pomo da Kila muitas vezes tem três faces do Vajrakilaya, uma alegre, uma paz, um colérico, mas pode ter o guarda-chuva do ashtamangala ou cogumelo tampa, ishtadevata (como Hayagriva ), leão de neve , ou stupa , entre outras possibilidades. A alça é muitas vezes de vajra , tecelagem ou knotwork. geralmente.. A lâmina é geralmente composto de três facetas triangulares ou faces, reunidos na ponta. Estes representam, respectivamente, o poder da lâmina para transformar as energias negativas, conhecidos como os "três venenos" ou "venenos raiz" (em sânscrito: mula klesha ) de apego / desejo / desejo, ilusão ignorância / / equívoco, e aversão medo / / ódio.


                                            

http://en.wikipedia.org/wiki/Phurba_Tashi
http://www.viacapella.com.br/portal/glossario.htm
http://www.google.com.br/imgres

Um comentário:

Anônimo disse...

Somebody essentially help to make seriously articles I would state.
This is the very first time I frequented your web page and so
far? I surprised with the research you made to make
this actual submit amazing. Fantastic job!

Also visit my blog; girlsbcnonline

Postar um comentário