sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mula

   Eu sou teimosa. Eu sou uma mula. Sempre me disseram isso. Nunca acreditei. Nunca me considerei teimosa. Mas agora   revendo e vendo tenho que admitir que sou. Admitir e mudar. Como? Eu empaco pior que mula. Eu conheço mula? Via cavalos quando era criança. Sei lá  se era cavalo ou mula.
-Jumento, asno e jegue, são nomes regionais diferentes dados para exatamente o mesmo animal: o Equus asinus, uma espécie de "parente" do cavalo. 
-Mula e burro, por sua vez, são um outro animal, formado a partir do cruzamento entre um jumento e uma égua. Quando o filhote desse acasalamento é uma fêmea, ela é chamada de mula; quando nasce um macho, ele é popularmente chamado de burro. Independentemente do sexo, esse animal é fisicamente mais parecido com a mãe, ou seja, uma égua, mas consegue herdar do jumento a força e a resistência.  Adoro o Google.
   Enfim sempre fiquei bem longe desses bichos depois que aquele cavalo doido quase me matou. Se eu encontrasse aquele cara de m eu seria cruel. Seria sim. Cobrinha de flor. O cavalo só queria liberdade, como qualquer ser vivo. Nunca tive raiva, só medo. 
   Mas eu sou uma mula mesmo. Empacada aqui nesse buraco desde que nasci.
   Divagando no meio da tarde e comendo manga, com mais de quatrocentos trecos pra conferir.   Que preguiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário