quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

2° GAVETA - DEUS

Uma bagunça. Um amontoado de bobagens e medos e dúvidas.
Quando criança tive contato com a religião evangélica(parentes), católica(minha mãe), algo parecido com espiritismo(meu pai era um benzedor).
A evangélica nunca levei a sério. Não podiam cortar os cabelos. Não podiam usar calças compridas. E aleluia! Aleluia! Tirar o demônio do corpo. Queimar no inferno. Que se dane o inferno, o que sempre me importou foi o aqui.
Fiz três anos de catecismo. Odiava. Só ia obrigada, literalmente. Não aprendi a rezar nem uma ave maria. Menti na minha primeira confissão. Detestava aquelas gurias idiotas que se sentiam professoras com livrinhos e estorinhas ridículas. O padre vi poucas vezes. Uma  freira grandona aparecia as vezes. Era tão feia. Tão fria.
O meu  pai sempre tão doente. Benzia com galhos de arruda. Nunca cobrou nem pediu nada. Ganhava presentes de pessoas que se curavam de seus males. As vezes eu achava que o mal que tirava dos outros ficava nele. Tão frágil. Outra gaveta se abrindo. Fechando.
O que ficou em mim foi o deus da religião católica. Adoração. Submissão. Castigo. Conformismo.
Durante a adolescência, por um longo período, senti muita raiva desse deus. Um tempo depois  aprendi as orações e pedi e implorei  a ele com toda fé de que fui capaz. Nos momentos mais difíceis foi a ele que recorri. Foi a ele que implorei chorando. Foi a ele que disse os piores palavrões que conheço. E sempre a dúvida. E sempre a impressão de estar falando sozinha.
Li toda a bíblia. O velho testamento com suas guerras sangrentas e vinganças e leis e davi e salomão e abraão e o diabo a quatro. O novo testamento com jesus e sua concepção fantástica, sua outra face e parábolas e dubiedade e sacrifício e, e,e,e...Encontrei dois deuses na bíblia, um no velho e outro no  novo testamento. Ambos cruéis. Crueldade humana. Absolutamente humana.
Depois me interessei pelo espiritismo. Decepção. A bíblia é baseada na católica. Novo testamento.  Interpretações um tanto diferentes. A mesma merda. Espírito. Reencarnação. Carma. E novamente o conformismo. E vamos rezar e rezar e rezar...Mas para quem ou o que exatamente? Ainda me interessa. Essa coisa de espírito. 
Me interessei, um tempo, por krishna.. Os caras de cabeça raspada e panos laranja.  Hinduísmo.  Budismo. Gordo de pernas cruzadas. Nirvana. Sidarta  gautama. Ciclo das reencarnações.
Religiões afro-brasileiras. Candomble. Umbanda. Batuque. Sarava. Terreiros. Entidades. Os orixás. Adoro ogum. Se existe não sei. Guerreiro. Gosto da planta também. Espada de são jorge. Linda.
Magia. Bruxaria. Começei a ler sobre isso. As bruxas. Gosto.
Energia. Energia Absoluta. Também estou lendo sobre isso. Acho que é o caminho.
Gaveta aberta. Conteúdo exposto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário